Câmâras querem despoluir rio Vizela
A Câmara de Fafe aprovou um protocolo para a despoluição e recuperação do rio Vizela que vai envolver também os municípios de Vizela, Felgueiras, Guimarães e Santo Tirso, para além de organismos estatais.
O presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha, explicou na reunião do executivo que o protocolo vai envolver o Ministério do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente e poderá dar "um contributo importante para ajudar a resolver os problemas do Vizela", sobretudo a poluição que afeta há décadas aquele afluente do rio Ave.
Para o autarca, face à pressão social que se conhece, "é preciso ter mão pesada para com os poluidores, que estão identificados, e obrigá-los a cumprir as normas ambientais".
O protocolo aprovado prevê a elaboração de um plano de intervenção nas margens do rio e dos seus afluentes, na área do concelho de Fafe, onde o rio Vizela tem a sua nascente, incluindo a disponibilização de áreas de lazer.
O projeto já está a ser desenvolvido no âmbito da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE). Logo que esteja concluído deverá ser a base de uma candidatura a fundos comunitários. Raul Cunha estima que possa haver "alguns milhões" para investir na despoluição da linha de água e suas margens.